top of page
Buscar
  • Maura Xerfan

Confira dicas para obter melhores resultados com seu perfil no LinkedIn


O LinkedIn Brasil cresce a cada dia e, nós, brasileiros, já somos o terceiro maior mercado do mundo para o LinkedIn, pois cada vez mais empresas e consultorias de RH vêm usando a ferramenta para encontrar os perfis de candidatos que desejam.

Portanto, a cada dia sua presença nessa rede torna-se mais relevante na busca de um novo emprego ou para que você use apenas como ferramenta de networking e marketing de visibilidade.

Conectados com essa realidade, hoje vamos registrar algumas dicas para você turbinar seu perfil na rede. Afinal, você nunca sabe quando uma boa oportunidade pode aparecer e é bom estar preparado.

1. Promova ajustes e atualizações constantemente em seu perfil, mas tome um cuidado, se não quiser que todo mundo veja cada “alteração” feita desabilite a função de “ divulgação de status”. Se ela estiver habilitada, cada alteração será reportada e você irá se comportar como um “flood”* na rede. Deixe a função habilitada para alterações relevantes, que você tenha real interesse em comunicar.

O caminho é simples, vá em configurações de Privacidade, lá irá encontrar o link Ativar/desativar divulgação de atividades e status, desabilite e salve as alterações. Mas lembre-se, se for alterar ou adicionar informações relevantes volte a deixar marcada a opção de notificação de mudanças no perfil. Desta forma, todos saberão das novidades na sua carreira. Vá na sua miniatura de foto, no canto superior direito da tela, e acione as ‘Configurações e privacidade”.

2. Escolha uma boa foto e coloque em seu perfil. Diferente do Currículo, no LinkedIn a foto é parte importante do preenchimento, pois os perfis com foto são dez vezes mais vistos. Coloque uma foto atualizada e sóbria, nada de colocar a foto de balada, um “close dos olhos” ou fotos sem camisa.

3. O sistema de busca do LinkedIn procura pelas palavras que aparecem abaixo do nome do usuário. Adicione competências e capriche ao eleger as palavras que irão definir as competências e recomendações. Nas configurações decida se quer ser achado pelo cargo ou pela profissão.

4. Um perfil tem melhores resultados de buscas quando o usuário usa a chamada URL amigável, ou seja, customiza a URL da página. Ao clicar na miniatura de sua foto (no canto superior direito da tela), escolha a opção configurações e privacidade. Desça o box configurações do perfil público e um novo box vai aparecer para configurar sua URL e também o endereço que aparece abaixo da foto. Exemplo: br.linkedin.com/in/mauraxerfan

5. A primeira impressão é a que fica, portanto, capriche no seu resumo profissional. Esteja certo de que ele é o primeiro item que lemos quando encontramos um perfil. Seja breve e em poucas palavras tente mostrar quem você é e o que você faz. Uma declaração incisiva costuma prender a atenção.

6. O número de informações é relevante, quanto mais completo for seu perfil, maior as chances de ser visualizado na rede. Preencha com coerência o maior número de campos e dê atenção especial para os mais importantes, como os idiomas, e saiba que vale a pena adicionar também o seu idioma nativo. Não deixe de incluir os prêmios, workshops, seminários, certificados, cursos e trabalhos voluntários.

7. Publique e compartilhe conteúdos relevantes. Em redes profissionais, você é o que você compartilha, escolha bons temas e divida conteúdos interessantes. Qualquer usuário terá mais chances de conseguir boas oportunidades se tiver constância e frequência no Linkedin.

Em síntese, um bom perfil no LinkedIn é aquele que torna mais fácil para um recrutador encontrá-lo na rede. A regra é clara: quanto mais completo seu perfil, mais será visualizado. E, é claro que, ao encontrar ele precisa gostar do que vê. Então, capriche! Assista ao vídeo e tendo dúvidas, procure o Serviço de Orientação à Carreira – soc@unicarioca.edu.br

*Flood é um termo em inglês que significa “encher” ou “inundar”.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page