top of page
Buscar
  • Maura Xerfan

Como ser promovido em tempo de crise?


De 2010 ao início de2012, o Brasil mostrou um crescimento surpreendente em diversas áreas. Beneficiada pelo aquecimento da economia, uma enorme quantidade de profissionais foi contratada a peso de ouro.

Mas essa não é mais a realidade, e, em meados de 2015 é possível afirmar que esse é um ano com pouca geração de empregos. As empresas, nitidamente, estão pisando no freio.

E se há um emprego em alta esse ano com certeza é o emprego da palavra crise.

Com o aumento da inflação, baixa de PIB, alta do dólar, a insatisfação do meio empresarial com o governo, as competências são postas “em cheque” e aqueles que não respondem bem em suas funções podem ser desligados por contenção de despesas.

Nessa hora, muitos profissionais ficam temerários, mas alguns ousam e até enxergam na crise uma oportunidade de crescimento. Mas é possível crescer na carreira agora?

Como diz aquele ditado antigo do tempo das nossas avós “cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”, portanto, em período de crise, a atitude que mais se recomenda é de cautela.

Como todos os custos estão sendo estudados, qualquer ação que implique em um aumento, deverá ser muito bem justificada. E, claro, com isso as exigências para as promoções são bem maiores.

Se você quer batalhar por um aumento ou promoção mesmo em tempo de crise invista em criatividade, pois esse é o momento propício para as soluções alternativas, especialmente, aquelas que conseguem reduzir custos, aperfeiçoar processos e aumentar a produtividade.

Existe um termo “chinês” que se tentarmos compreender ou simplificar ele seria mais ou menos como essa fórmula: CRISE – S = CRIE

Quando passamos por situações adversas, seja na economia do país, do mundo ou até mesmo em nossa vida em particular, tente aplicar esta pequena fórmula, use a CRIATIVIDADE, e veja como pode mudar o cenário rapidinho.

Nessas fases de redução de custos, vale também reforçar a importância de se medir o desempenho, então é tempo de promover auto avaliações ou pedir feedback ao seu líder, companheiros e aos clientes.

Em tempos de crise a passividade pode ser letal e manter o foco na produtividade é vital. Em qualquer momento, acredite em si, a autoconfiança o fará mais forte, sempre!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page