top of page
Buscar
  • MAURA XERFAN

Freelancer pode ser uma boa saída em momentos de Crise


Freelancer pode ser uma boa saída em momentos de crise

Por Maura Xerfan,

A expressão fazer um “freela” para muitos significa “oportunidade de fazer uma renda extra”, especialmente, naquele mês que você teve um imprevisto ou exagerou demais no cartão de crédito e que as contas não fecham. Mas, em tempos de crise, também tem sido uma oportunidade para muitas pessoas que estão à procura de emprego, especialmente os que buscam há mais tempo, e precisam gerar renda.

Com a possibilidade de realizar muitos trabalhos em regime de “home office” e uma agenda de horários de trabalho mais flexíveis, o profissional acaba se engajando mais e em um número maior de projetos. Sem dúvida, para quem já tem experiência de mercado e já esteve inserido na área, as chances aumentam, pois esse profissional já possui uma rede de contatos (network) e já deixou sua marca por onde passou.

O nome “Freelancer” que aqui no Brasil, também é conhecido por “freela” ou “frila,” vem de um termo em inglês para denominar o profissional que se auto emprega , diferente da expressão “self-employed” que é o profissional autônomo. O Freelancer é o profissional que presta serviço em diferentes empresas ou ainda gerencia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.

A expressão literalmente traduzida como "lanceiro livre" deriva dos cavaleiros medievais mercenários que se colocavam a serviço dos nobres que lhes pagassem mais para guerrear. Para entrar nessa “guerra” e vencer nesse mercado é preciso saber administrar bem seu tempo, administrar bem as finanças, ser organizado, estar bem “antenado” com o mercado, ter uma boa rede de contatos e claro trabalhar sua própria divulgação, dando visibilidade à sua marca e se fazendo lembrar pelos “amigos”.

Quer começar a se organizar? Visite o Shoe Boxed – ele ajuda a organizar os papéis como recibos, pagamentos e documentos. Não esqueça que boa apresentação pessoal e portfólio também são fortes aliados nessa conquista.

É importante ter em mente que seu trabalho não se resume ao projeto em andamento. Você pode ser chamado de novo. Portanto, seja sempre atencioso e entregue os resultados esperados para que as portas se mantenham abertas.

O “freelancer” oferece bom custo benefício aos empresários, está em alta e se torna uma oportunidade de mercado durante a crise. Claro, que algumas áreas com mais destaques que outras: Design, Criação Digital (WEB), Tecnologia (Infraestrutura, inclusive), Fotografia, etc.

Obter o primeiro trabalho é sempre mais difícil, mas uma vez que consiga é bom que já saiba como pretende cobrar. Olhe a média de mercado, avalie sua experiência e encontre um valor que remunere bem as suas horas de trabalho. Não deixe para cobrar depois de pronto, feche o valor e as condições na negociação. Sabemos que cobrar não é tarefa fácil, mas para não acabar como o “www.paguemeufreela.com.br” vale pensar em um modelo de proposta onde tudo fique bem claro para ambas as partes.

Se animou? Então, visite os sites que separamos para você começar a garimpar seus freelas:

1. https://www.getninjas.com.br/ 2. http://www.escolafreelancer.com/ 3. http://www.freelancenow.com.br/ 4. http://www.buscafreela.com.br/brasil/BR_pt/ 5. http://www.nearjob.com.br/ 6. http://www.comunicageral.com.br/index.php 7. http://www.freelancewebdesigner.com.br/categoria/oportunidades/ 8. http://trampos.co/ 9. https://www.99freelas.com.br/ 10. www.freelancewebdesigner.com.br 11. http://workana.com.br 12. http://www.prolancer.com.br/


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page